O Inmetro e as cadeiras plásticas

Cadeiras plásticas - inmetro

Ao comprar qualquer produto de polipropileno deve-se observar se é certificado pelo INMETRO, para garantir uma boa compra e segurança para as pessoas que vão ultiliza-lo.

Veja uma matéria sobre do Portal do Consumidor sobre o assunto:

 Quem não conhece alguém que já caiu de uma cadeira plástica que quebrou? Justamente por causa do considerável número de acidentes com o produto, ele terá que se adaptar para garantir qualidade e segurança, pois o Inmetro publicou no dia 22 de junho deste ano a portaria nº 213, com uma regulamentação.

Em 1998, o Inmetro publicou um estudo mostrando que as cadeiras no mercado apresentavam uma série de problemas. Em 2001, foi criada a norma que apresentava os pontos que deveriam ser seguidos pelos fabricantes para garantir a qualidade. Mais um teste foi feito em 2004, e novamente os produtos apresentaram uma série de problemas. Então, o Inmetro resolveu publicar uma regulamentação, que deve ser seguida obrigatoriamente, para as cadeiras plásticas. Todos os fabricantes terão que se adequar às regras, sob pena de multa.

– Primeiramente, o Inmetro tentou, com a norma, melhorar a qualidade das cadeiras, sem ter que interferir no mercado. Porém, percebemos que os produtos à venda no mercado ainda estavam com uma qualidade baixa, representando um risco para os consumidores. Por isso, foi feito um estudo e foi criada a regulamentação, que é obrigatória – explica uma das técnicas do programa de regulamentação das cadeiras, Maria Regina Alves de Souza.

A portaria com a regulamentação determina o prazo até 22 de abril do próximo ano para que todos os fabricantes e importadores se adaptem. Os vendedores terão até 22 de fevereiro de 2009 para acabar com os estoques das cadeiras antigas.

 Selo será obrigatórioPorém, os consumidores já podem encontrar no mercado produtos com o selo do Inmetro. Quando foi criada a norma em 2001, as marcas que se adequaram já podiam usar o selo do instituto.

Ver matéria Completa

O Padrão de Qualidade da Império das Cadeiras

Cadeira Plástica Teste de Resistência

Teste do INMETRO 140kg com a Cadeira Paola. Buscamos sempre levar qualidade e menor preço para nossos clientes.

Cadeira Paola Teste de Resistência

Teste Estático Cadeira Bistrô Goyana – Estando a cadeira em sua posição normal de uso, é colocado um peso superior a 182 kg sobre ela. Para que o teste seja ainda mais efetivo, a cadeira fica em cima de uma superfície de vidro, suportando o peso por 30 minutos. Este teste é feito diariamente em cada novo lote

Teste Cadeira Bistrô 350kg

Teste Cadeira Bistrô 350kg

2 respostas

Trackbacks & Pingbacks

  1. […] Assim como já falamos aqui no Blog, sempre verifique se as mesas e cadeiras possuem certificação do Inmetro […]

  2. […] O Primeiro passo é Verificar se o peso da cadeira e mais indicado para as suas necessidades e se está dentro das normas do INMETRO (Leia o nosso artigo sobre as normas do Inmetro para cadeiras). […]

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas do INMETRO
5 (100%) 1 vote